Educar só se faz bem com um coração reflexivo
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De que maneira a leitura do livro “O Pequeno Príncipe” vai te inspirar e te nortear, vai te fundamentar e justificar, nas ações educativas propostas pelo projeto pedagógico em 2016 ?
Essa foi a pergunta lançada ao grupo de professores presentes no dia 13 de fevereiro, sábado último, a fim de que, em reflexão, todos pudessem buscar, inovar, renovar e resignificar sua prática docente ao longo do ano de 2016.
O resultado do trabalho conclusivo dos professores segue abaixo, para que todo o grupo possa ler e se inspirar, seguindo a proposta desse ano letivo para uma vida escolar de mais qualidade oferecer.
Grupo 1:
- Atentar para que as exigências do professor sejam possíveis ao aluno responder.
- Respeitar e compreender, (sem deixar de intervir quando necessário for), o modo de ver de cada aluno.
- Estar vigilante para que as atitudes na tentativa de aproximação do professor, na verdade, não o afastem/distanciem ainda mais do seu aluno.
- Atentar para rótulos (ou primeira impressão do professor) na relação com seu aluno, para que não venha o professor a aprisioná-lo, orientando para uma atitude de preconceito para mais ou para menos na relação.
Grupo 2:
- Tentar encontrar o “deserto de cada aluno” como um desafio que instigue a aprendizagem, o crescimento da relação professor-aluno sempre visando a promoção humana.
Grupo 3:
- Cativar, porque foi o “tempo que gastei com minha rosa que a faz tão importante”, os alunos, educando e instruindo com afetividade.
- Aprender a escutar, de corpo inteiro, os alunos em suas vivências.
- Aprender sobre a paciência e a tolerância na relação.
- Aos questionamentos dos alunos, oferecer respostas coerentes e mostrar real interesse por eles.
- Ensinar aos alunos a tolerância na frustração.
- Valorizar cada etapa do desenvolvimento, (infância e adolescência), com jogos e brincadeiras para favorecer e estimular a relação ensino – aprendizagem.
Grupo 4:
- Abrir espaço para o diálogo. Estar disponível para a escuta desse aluno que chega.
- Aprender a aceitar a individualidade de cada um deles.
- Aprender a ser firme e sereno, coerente e seguro nas ações, sem perder a mansidão, procurando a prudência no que fala.
- Cativar, desenvolvendo vínculo de afetividade entre os pais e os alunos, colegas de trabalho e coordenadores.
Grupo 5:
- Aprender sobre a paciência para, na prática, exercer essa virtude na relação com os alunos.
- Aprender sobre a escuta na relação com os alunos.
- Estar disponível para prestar atenção, sair da própria condição de professor, para compreender e aceitar o jeito de ser de cada aluno, sem deixar de intervir, quando necessário.
- Prestar atenção em cada aluno, VER cada aluno, como um sujeito individual com necessidades e peculiaridades.
Grupo 6:
- Aprender sobre a própria sensibilidade a cada dia.
- Aprender sobre a justiça na relação com o aluno.
- Cativar para melhor conhecer cada aluno, vendo-o como único e especial.
- Instigar o que de melhor há em cada um deles, aproveitando as oportunidades para estimular e reconhecer suas potencialidades, elevando sua autoestima.
- Trabalhar os conteúdos que realmente importam em cada série, trocando ideias com outros professores.
- Ensinar a regra e a norma na relação educacional rotineiramente.
- Desenvolver a HUMILDADE enquanto pessoa e profissional, para conseguir suportar a crítica construtiva do outro com relação ao trabalho docente, sem senti-la como ameaça.