Educar só se faz bem com um coração reflexivo

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De que maneira a leitura do livro “O Pequeno Príncipe” vai te inspirar e te nortear, vai te fundamentar e justificar, nas ações educativas propostas pelo projeto pedagógico em 2016 ?

 

Essa foi a pergunta lançada ao grupo de professores presentes no dia 13 de fevereiro, sábado último, a fim de que, em reflexão, todos pudessem buscar, inovar, renovar e resignificar sua prática docente ao longo do ano de 2016.

O resultado do trabalho conclusivo dos professores segue abaixo, para que todo o grupo possa ler e se inspirar, seguindo a proposta desse ano letivo para uma vida escolar de mais qualidade oferecer.

Grupo 1:

  • Atentar para que as exigências do professor sejam possíveis ao aluno responder.
  • Respeitar e compreender, (sem deixar de intervir quando necessário for), o modo de ver de cada aluno.
  • Estar vigilante para que as atitudes na tentativa de aproximação do professor, na verdade, não o afastem/distanciem ainda mais do seu aluno.
  • Atentar para rótulos (ou primeira impressão do professor) na relação com seu aluno, para que não venha o professor a aprisioná-lo, orientando para uma atitude de preconceito para mais ou para menos na relação.

Grupo 2:

  • Tentar encontrar o “deserto de cada aluno” como um desafio que instigue a aprendizagem, o crescimento da relação professor-aluno sempre visando a promoção humana.

 

Grupo 3:

  • Cativar, porque foi o “tempo que gastei com minha rosa que a faz tão importante”, os alunos, educando e instruindo com afetividade.
  • Aprender a escutar, de corpo inteiro, os alunos em suas vivências.
  • Aprender sobre a paciência e a tolerância na relação.
  • Aos questionamentos dos alunos, oferecer respostas coerentes e mostrar real interesse por eles.
  • Ensinar aos alunos a tolerância na frustração.
  • Valorizar cada etapa do desenvolvimento, (infância e adolescência), com jogos e brincadeiras para favorecer e estimular a relação ensino – aprendizagem.

Grupo 4:

  • Abrir espaço para o diálogo. Estar disponível para a escuta desse aluno que chega.
  • Aprender a aceitar a individualidade de cada um deles.
  • Aprender a ser firme e sereno, coerente e seguro nas ações, sem perder a mansidão, procurando a prudência no que fala.
  • Cativar, desenvolvendo vínculo de afetividade entre os pais e os alunos, colegas de trabalho e coordenadores.

Grupo 5:

  • Aprender sobre a paciência para, na prática, exercer essa virtude na relação com os alunos.
  • Aprender sobre a escuta na relação com os alunos.
  • Estar disponível para prestar atenção, sair da própria condição de professor, para compreender e aceitar o jeito de ser de cada aluno, sem deixar de intervir, quando necessário.
  • Prestar atenção em cada aluno, VER cada aluno, como um sujeito individual com necessidades e peculiaridades.

Grupo 6:

  • Aprender sobre a própria sensibilidade a cada dia.
  • Aprender sobre a justiça na relação com o aluno.
  • Cativar para melhor conhecer cada aluno, vendo-o como único e especial.
  • Instigar o que de melhor há em cada um deles, aproveitando as oportunidades para estimular e reconhecer suas potencialidades, elevando sua autoestima.
  • Trabalhar os conteúdos que realmente importam em cada série, trocando ideias com outros professores.
  • Ensinar a regra e a norma na relação educacional rotineiramente.
  • Desenvolver a HUMILDADE enquanto pessoa e profissional, para conseguir suportar a crítica construtiva do outro com relação ao trabalho docente, sem senti-la como ameaça.

 

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